quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Preenchimento de cartões de pontuação comunitária

No âmbito do projecto de Advocacia para melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos de saúde e água, implementado pelo consórcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC. Nas sedes dos povoados de Madonga, Xuxululo e Ligogo, a plataforma da UDAJA realizou encontros de capacitação sobre a matéria de preenchimento de cartão de pontuação e o levamentos dos desafios na US e nas escolas. Em seguida os planos de acção. 



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A Udaja junto dos técnicos do SDPI realiza formação dos comités de água revitalizados





No âmbito do projecto de Advocacia para melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos de saúde e água, implementado pelo consórcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC.

Ocorreu nos dias 6 a 8 de Novembro do ano em curso, nas sedes dos povoados de Madonga, Ligogo e Xuxululo a formação dos comités de água onde foram capacitados 84 membros dos 7 comités de água revitalizados e capacitados pelos técnicos dos SDPI no âmbito do projecto. onde cada comite de agua e composto por 12 membros.



quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A UDAJA realiza encontros de Revitalização dos comités de água


No âmbito do projecto de Advocacia para melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos de saúde e água, implementado pelo consórcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC.

Decorreu nas sedes dos povoados de Madonga, Ligogo e Xuxululo encontros de revitalização dos comités de água, com Objectivo de Advocar para pautar pelo bem-estar das suas bombas de abastecimento de agua em Ligogo, e no caso de xuxululo os membros junto dos CDCs local, para junto poderem Advocar para a reparação das fontes avariadas.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A UDAJA realiza mais um encontro de reflexão sobre o difícil acesso a água na Localidade de Ligogo

No âmbito do projecto de Advocacia para melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos de saúde e água, implementado pelo consórcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC, a Udaja juntou membros dos CCPA de Jangamo sede para debater a problemática de água, de modo a consciencializar a estes da necessidade de priorizarem os povoados de xuxululo, Madonga e Ligogo no âmbito da planificação Distrital.


Ocorrido na sede do posto Administrativo de jangamo um  encontro para influenciar os membros do conselho consultivo do posto Administrativo (CCPA) a inclusão da reparação dos três sistemas avariados em Xuxululo e abertura de furos de água no povoado de Madonga no PESOD para 2018. Do encontro, verificou-se  resultado, o CCPA concordou em submeter ao CCD a manifestação de interesse para reparação dos três sistemas avariados em Xuxululo e a capacitação das comunidades para a manutenção dos sistemas. Em seguida os membros do CCPA responsável pela comissão de agua seguem a xuxululo para conhecer as fontes avariadas e a lagoa onde a comunidade buscam água.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

UDAJA realiza encontro de reflexão sobre O difícil acesso a água na Localidade de Ligogo


No âmbito do projecto de Advocacia para melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos de saúde e água, implementado pelo consórcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC, a Udaja juntou membros dos CCDs e chefe da localidade membros do mesmo conselho para debater sobre a problemática de água, de modo a consciencializar a estes da necessidade de priorizarem os povoados de xuxululo, Madonga e Ligogo no âmbito dos encontros de planificação Distrital.


 Ocorrido no dia 29 de agosto de 2017 na sede da localidade de Ligogo o encontro tinha como Objectivo intensificar as nossas acções de advocacia. O mesmo visava influenciar os membros do conselho consultivo da localidade (CCL) para a inclusão de abertura de furos de água nos povoados acima mencionados no PESOD para 2018. Do encontro, verificou-se como  resultado a unanimidade o CCL que concordou em propor ao CCD a inclusão no PESOD ou PDD a reparação de pelo menos dois sistemas avariados em Xuxululo e a alocão de fonte abastecimento de água em Madonga, e a capacitação das comunidades para a manutenção "

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A falta de assistência técnica pelos estencionista preocupa o comité de agricultura em xuxululo.


Na sede do CDC de Xuxululo localidade de Ligogo, o comité da agricultura identificam a não assistência das suas machambas das pragas como motivo da fraca produção ao nível local, tendo si levantados e discutido vários problemas relacionado com área de trabalho, este foi o mais piorezado.

Como solução do mesmo problema o comité criou uma equipe de dois membros para si deslocar a SDAE familiarizarem melhor sobre política e funcionamento de um estencionista.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mais uma fonte de água volta a funcionar após 4 anos em Ligogo Bairro 5

Resultado de empenho dos comités de água e da comunidade, foi feita a reparação de mais uma fonte de abastecimento ora avariada a mais de quatro anos de avaria, e assim a população de Ligogo Bairro 5, Distrito de Jangamo em Inhambane, já se encontra com duas fonte de água em funcionamento e mais 300 famílias passa a ter acesso a água potável, sem percorrer longas distâncias, graças ao trabalho de Advocacia feito.

Esta é a segunda fonte que é reparado num período de três meses, um trabalho orientado pela UDAJA (União das Associações de Jangamo), com o envolvimento dos SDPI e membros da comunidade.


segunda-feira, 10 de julho de 2017

A UDAJA realiza um encontro de debate mesas redondas e sessões de planificação sobre o assunto de interesse.

O encontro contou com a seguinte agenda;
      Apresentação das preocupações dos CDCs relação a agua ao governo
     Auscultação das políticas interna do SDPI na alocão dos furos
Debates em plenária para as possíveis soluções
Do lado dos CDC foram levantadas as seguintes questões:
O não conhecimento das políticas do sector de água
Como incluir as suas comunidades dentro da planificação
Pedido de assistência regular das suas fontes pelos técnicos  

Os técnicos do SDPI explicaram que a panificação não só depende do sector de água mais sim o mesmo e submetido a proposta do plano ao CCD e la onde sai a decisão final.
Poe isso recomendou-se a UDAJA para junto com as comunidades e o CDC identificarem os membros activos para substituir os CCD que desistiram ou que já não tinham interesse com as reuniões.
Depois de todas as discussões a secretaria permanente apelou a UDAJA a continuar a trabalhar com CDC, como uma forma de criar habilidades aos representantes influentes das comunidades para participarem no processo do desenvolvimento local, pessoas que lidam com idosos.
Por sua vez os técnicos do SDPI pediram aos membros dos comités de água para maior comunicação da vida das fontes. Como maneira dos mesmos conhecerem o tipo, os problemas das fontes e as possíveis soluções concretamente para Xuxululo. E e onde a comunidade foi burlado um valor de 40.000mt para reparação do sistema que depois não funcionou um mês e tudo isso foi negociado pelo comité de água junto dum fornecedor de Maputo sem o conhecimento do SDPI ou governo local..


Encontro contou os seguintes  representantes; Governo distrital, Técnicos do SDPI, líderes comunitários, membros das comunidades e os membros comités.

A UDAJA E OS Membros do CDCs de Ligogo.



Nas sombras da sede da comunidade de Ligogo a UDAJA junto com CDCs fazem a Consciencialização e a revitalização dos utentes da bomba avariada bairro 4 para sua reparação
 Avaria dessa mesma bomba acaba constituído o afastamento dos comités de agua por essa razão dificultam a articulação entre os utentes os técnico do SDPI  

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Oportunismo no sistema de abastecimento de água público através de painéis solar em Xuxululo

Painéis solares que condicionavam a captação de agua do furo para o reservatório através de energias renováveis, foram retiradas pelos membros da comunidades isso por os mesmo si encontram avariadas,
Pós essa situação um operador privado viu na desgraça dos populares uma oportunidade de fazer negócio através do sistema feita pra a comunidade.

Por sua vez colocou um girador que através dele capta a agua para do furo ate ao reservatório e é vendida por 5mt por bidon de 20 litro


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Centro de saúde de cumbana

Falta de medicamentos e morosidade no atendimento assola a população em centro de saúde de cumbana.

Durante as rondas realizadas pela organização da sociedade civil UDAJA, deparámo-nos com essa situação nessa unidade sanitária. Onde a falta de medicamentos, longas filas de espera, crianças e adultos deitados no chão assolava amanha da sexta-feira.



 O que mais nos chamou atenção e a equipa do trabalho, pois esta não si preocupava com os pacientes, mas em grupos si reuniu e compravam alface sem si quer lembrar que estavam no meio de trabalho e que pessoas padeciam de dores.

Essa e a situação vivida pelos utentes daquela unidade sanitária 




sexta-feira, 9 de junho de 2017

No âmbito da Planificação da comunidade de XUXULULO

A UDAJA faz levantamento dos problemas em grupos de trabalho nas comunidades, onde foram levantadas em varias áreas de trabalho, tendo se discutido e piorezado os problemas de agricultura e agua.
Ficou como grande problema na área de agricultura, a falta de assistência técnica pelos estencionista que resulta na falta de medicamentos para as suas machambas.

Como solução dos mesmos problemas os membros dos CDCs criaram uma equipem de dois membros para si descolar ao SDAE para si familiarizaram melhor sobre a política de funcionamento dos estencionista.


Membros da comunidade que compõe os CDCs de Xuxululo

Nas sombras da sede da comunidade de xuxululo a UDAJA faz uma Criação da estrutura, para o melhorar o funcionamento do CDC;

Divisão dos CDCs em grupos temáticos; nas áreas de agricultura, saúde, Educação e agua.: Durante a criação da estrutura, os membros de CDC de xuxululo optaram por uma estrutura rotativa onde mensalmente três membros deve si vultariarem para criar uma comissão de trabalho. Depois da criação dos grupos temáticos ficou a responsabilidade dos membros de cada área fazer o levantamento de grandes problemas da sua área de intervenção. 




sexta-feira, 2 de junho de 2017

Membros de CDCs, utentes da fonte de Ligogo sede.


Como diz o velho ditado” a união faz a forca” aqui esta o resultado de empenho da comunidade ligogo na reparação  da fonte de abastecimento. Agua jorrou depois de três anos de avaria, desafios não faltam pois o técnico do SDPI recomendou a troca imediata da tubagem visto qui., a que la se encontra não e de boa qualidade. Sem agua não há vida, assim a vida continua em ligogo


Membros de CDCs, utentes da fonte de Ligogo sede.


 Homens e mulher da comunidade de Ligogo empenhado na reparação da sua fonte de abastecimento água.
Cujo mesma si encontrava avariada a mas de três anos.




quarta-feira, 10 de maio de 2017

Encontros dos memdros dum Clube de desenvolvimento comunitário (CDC)

Ainda no âmbito da implementação do projecto de advocacia para a melhoria de prestação de serviços de acesso água e saneamento, a UDAJA (união das Associações  de Jangamo) realizou após a formação, o primeiro encontro de monitoria  com objectivo de garantir o funcionamento dos membros criados e formados em Madonga.


sexta-feira, 28 de abril de 2017

Formação dos cdcs no povoado de Madongo


Ainda no âmbito da formação dos CDCs na comunidade de madonga distrito de jangamo a UDAJA realizou mais um trabalho de formação  de comité de água com o técnico  da  SDPI.
Onde a população clama pela falta de água. E o fazer para  pelo menos ter  uma furo abastecimento.
Tendo assim, o técnico deixado as devidas recomendacōes.